Infiltração para Bursite de Quadril

Infiltração para Bursite do Quadril

Dr Ney Peres, médico ortopedista, especialista em quadril, escreve sobre a infiltração para Bursite do Quadril.

Quando o tratamento medicamentoso e fisioterápico para a bursite não foram suficientes para remissão da dor no quadril, o principal sintoma da bursite do quadril, a infiltração com corticosteróide e um anestésico local pode ser uma boa alternativa de tratamento.   Este é um tratamento eficaz que pode ser feito no consultório do médico. Envolve uma única injeção na bursa trocantérica, localizada na região lateral do quadril. A injecção pode proporcionar alívio temporário (meses) ou até permanente, dependendo da resposta de cada paciente. A infiltração pode ser realizada tanto para a dor no quadril direito quanto para a dor no quadril esquerdo. Se a dor e a inflamação retornarem, outra aplicação pode ser feita, respeitando-se um intervalo de no mínimo dois meses de intervalo.

Nós utilizamos na nossa prática um corticosteróide de última geração, mais eficiente na resolução da dor e com menos efeitos colaterais.

Quais são os riscos do procedimento de infiltração para bursite do quadril?

A injeção de corticosteróide e anestésico local é segura, pode ser aplicada na maioria dos pacientes com o diagnóstico de bursite do quadril mas algumas limitações ou contra-indicações devem ser consideradas. Pacientes com diabetes, hipertensão, glaucoma, úlcera gástrica, reação alérgica prévia a xilocaína ou marcaína, devem evitar o procedimento.

Se o procedimento é eficaz, porque não fazer a infiltração no início do tratamento?

A infiltração pode ser realizada precocemente, dependendo da gravidade do quadro, isto será decidido com seu médico.

É preciso internação hospitalar para realizar a infiltração da bursite do quadril?

A injeção pode ser realizada em consultório, não é necessária a hospitalização para realizar o procedimento, a não ser que outros procedimentos sejam realizados conjuntamente.

Não é necessária anestesia para realizar a infiltração da bursite do quadril?

É realizada uma anestesia local no ponto da infiltração. Não é um procedimento doloroso que uma anestesia de maior porte seja recomendada, como uma anestesia geral ou raquianestesia.

Quais são os cuidados após a infiltração da bursite do quadril?

É necessário um repouso relativo durante 3 dias, não é recomendado dirigir, andar apenas pequenos deslocamentos, restringindo caminhadas longas e atividade física. Na nossa experiência, não há necessidade de aplicação de calor ou gelo no local após o procedimento.

Para marcar uma consulta com Dr Ney Peres, ligue para 011 3285-5726. Para perguntas use o espaço para comentários abaixo.

Publicado em abril 9, 2017, em bursite do quadril, Doenças do Quadril, dor no quadril, Dr Ney Peres, Sintomas do Quadril e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.

  1. Dr Ney, Tenho uma dor na lateral da bacia que irradia para baixo, acho que se encaixa no diagnóstico da bursite do quadril. A bursite do quadril pode ser tratada com laserterapia?

    Olá Fernanda! A laserterapia faz parte do arsenal de procedimentos que podem ser usados para o tratamento da bursite de quadril, se este for realmente o seu diagnóstico. O tratamento conjunto com medicação antiinflamatória não hormonal e fisioterapia analgésica e motora podem ser mais eficientes inicialmente.

  2. Priscilla ferreira

    Dr tenho busite e depois de dois ano sem dor voltor fiz infiltracao e 5 meses de academia agora voltou

    • Olá Priscilla,

      A bursite de quadril é uma infamação que pode voltar se alguns cuidados não forem tomados. Fisioterapia motora e analgésica por um prazo mais prolongado pode ser uma boa profilaxia para se evitar novas crises de dor. Alguns exercícios na academia podem sobrecarregar a região inflamada, principalmente os de fortalecimento dos glúteos. Seria importante você passar por uma reavaliação médica para avaliar se as dores são provenientes só da bursite mesmo.

  3. Rozeli Dos Santos

    Dr ney tenho bursiti no quadril sinto muita dor ja travei 3vezes e atinge minha canela isso é normal
    E melhora com fisioterapia?

    Ola’ Rozeli,

    A bursite de quadril nao trava a articulacao, ela pode evoluir com muita dor e dificultar a movimentacao, desta forma, seria indicado vc passar por uma avaliacao com especialista em quadril para checar se a sua dor e’ realmente do quadril. Algumas possibilidades para dores que irradiam para perna sao: ciatalgia,radiculopatia lombar estiramento muscular e problemas circulatorios. Passe entao por avaliacao com especialista em quadril, onde um exame fisico detalhado devera’ ser feito e procure tambem por avaliacao com Cirurgiao Vascular.

    Dr. Ney Peres

  4. a tres anos passei por uma cirurgia cardiaca com duas pontes mamariase tenho dois stents posso fazer infiltraçaõ ? porque agora estou com muita dor no quadril no lado direito ,fiz ultra som e o médico disse que estou com bursite gostaria de saber se há alguma contra indicaçaõ para o meu caso .

    Ola’ Ethel,

    Devido `a sua condicao cardiological e’ preciso tomar um cuidado especial. A principio nao ha’ uma contra-indicacao absoluta para uma infiltracao de quadril, mas eu so’ indicaria depois de conversar diretamente com o seu cardiologista e o mesmo liberar vc para o procedimento.

    Dr. Ney Peres.

  5. Valdir Lopes de Azevedo

    Dr Ney Peres …..fiz uma tomografia e o diagnóstico foi uma Bursite Iliopectinea. Já faço fisioterapia onde melhorei 90% da minha dor(minha fisioterapeuta é excelente profissional e tem especialização em osteopatia, então confio muito em seu trabalho). Minha dor é pontual apenas quando faço o movimento de chutar uma bola onde realizo uma rotação natural da perna do lado direito (sou destro), ou quando faço uma flexão dorsal da coluna. Apresento uma artrose no joelho direito de 5mm, onde não sinto dor alguma, apenas uma pequena diferença no tamanho da perna por ter tirado o menisco à 36 anos atrás. A princípio não estou utilizando nenhum medicamento. Nesse caso uma infiltração seria indicada? Que medicamento poderia estar utilizando, uma vez que apenas a penicilina me dá reação, os demais remédios não tenho problema algum. Que tipo de medicação o Sr. me orientaria para terminar esse final de tratamento. Infiltração de que? Alguma injeção? Qual? Por favor , preciso muito dessa sua resposta, pois trabalhei como professor de Educação Física durante 34 anos e me aposentei o ano passado, e agora que estou cuidando de minha saúde. Obrigado….aguardo uma resposta se possível.

    Ola’ Valdir,

    A Tomografia nao e’ o melhor exame para avaliacao de partes moles articulares, o ideal seria uma Ressonancia Magnetica (RNM). Eu precisaria te examinar para poder dar uma opiniao, pois pela sua historia, existem alguns pontos importantes como cirurgia de menisco,artrose e dor na coluna que tambem precisam ser avaliados com cuidado para obtermos um ou mais diagnosticos precisos. Desta maneira eu consiguiria diferenciar com seguranca qual o motivo da sua dor.

    Dr. Ney Peres

  6. Fiz abdominoplastia e lipo na lateral do quadril esquerdo.nos primeiros dias inchaço e dor.Ressonancia: edema e bursite. Que faço?

    Olá Isabel,
    Recomendo vc passar por uma avaliação com ortopedista. É necessário avaliar a sua dor e o grau de mobilidade do quadril afetado. Quanto tempo faz do seu procedimento? Vc teve algum trauma ou esforço brusco no quadril? Aguardo seu retorno.

    Dr Ney Peres

  7. Dr .Ney .Quando fico em pé por algum tempo ou ando trajeto curto ,sinto minha coxa arder, e irradiando dor nas costas . Fiz R M e há sinais de bursite trocantérica .
    O Ortopedista solicitou INFILTRAÇÃO TROCANTER MAIOR .
    É o melhor procedimento ?
    Obrigada
    Att: Ana

    Ola’ Ana,

    Existem outros caminhos q podem ser tomados antes da infiltracao de quadril para bursite, como fisioterapia,acupuntura e medicamentos, entre outros. A indicacao de qual o melhor caminho para vc cabera’ ao seu ortopedista e vc decidirem, levando em conta o grau da sua dor e o seu exame fisico.

    Dr. Ney Peres

  8. Tenho bursite e tendinite nos quadril, já fiz fiseoterapia e medicação Predissim. ..sem resultado…voltei no meu médico novamente pediu mais fiseo e tomar predissim por mais 30 dias tenho muitas dores…Já ouvi falar sobre infiltração gostaria de fazer já não suporto mais a dor…

    Ola’ Ana Claudia,

    Se vc ja’ fez varias sessoes de fisioterapia e tambem com medicamentos nao teve melhora dos sintomas, a infiltracao de quadril e’ uma possibilidade de tratamento. Acho importante vc passar por uma reavaliacao com ortopedista especialista em quadril. Um cuidado importante e’ com o uso continuo de corticoides (Predsin,Diprospan,Betatrinta,Dexalgen,outros…), eles podem sobrecarregar a funcao de alguns orgaos e causar efeitos colaterais as vezes irreversiveis se nao forem usados com moderacao. A infiltracao de quadril para bursites desta articulacao, utiliza medicacao anestesica e tambem corticoide de ultima geracao. Assim sendo, para vc se submeter a uma infiltracao de quadril, tera’ que ficar sem usar medicamentos com corticoides por alguns meses antes do procedimento.

    Dr. Ney Peres

  1. Pingback: Bursite do Quadril: Causas, Sintomas e Tratamento | Dr Ney Peres - Cirurgia de Quadril

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: